sábado, 21 de agosto de 2010

21 de Agosto

Peço licença a todos vós, pois não poderia de forma alguma, deixar essa data passar em branco. Este que vos fala, fala agora como torcedor, torcedor que é apaixonado por esse imenso clube.

Em 21 de agosto de 1898 surgia um dos maiores clubes do Brasil, o Club de Regatas Vasco da Gama, o Gigante da Colina. Primeiro no remo, depois no futebol e até potência olímpica. Enfrentou tudo e a todos para chegar ao lugar que o destino o reservou, o lugar onde se encontra as glórias eternas de um clube tantas vezes campeão.

Quebrou preconceitos, rompeu barreiras, enfrentou de cabeça erguida os “grandes” da época, mostrou a que veio. Transformou o desprezo das torcidas adversárias em inveja, mostrando a superioridade do time de pobres e negros sobre os galantes jogadores dos outros clubes. Covardias eram feitas, descriminações, roubos, mas o Vasco que não queria ficar entre os pequenos, contornava qualquer obstáculo imposto, e com a ajuda de sua torcida construiu a sua casa. Retornou de onde o tiraram covardemente e mostrou mais uma vez que aquele seria o seu lugar.

Formou um dos melhores times que o futebol já viu, o Expresso da Vitória, abafado pela mídia é verdade, mas eterno ma memória e paixão de milhões. Desbravaram e conquistaram terras onde nem mesmo a seleção havia ganho, encantavam por toda a parte, por mais de uma década. Goleadas históricas, jogos memoráveis, jogadores inesquecíveis, tabus inquebráveis, vitórias eternas.

Time de tantas vitórias, troféus, títulos, retratos, faixas, taças, copas e vitórias imortais, alguns improváveis, outros nem um pouco. Ídolos, legendários craques que viverão para sempre na memória do clube que defenderam, jogadores que terão seus nomes sempre lembrados por sua imensa torcida bem feliz. Dono da mais bela virada no país do futebol. Ao longo das décadas escreveu sua trajetória, reforçando ainda mais, a mais bela história de um clube brasileiro. Não apenas um clube, algo tão grandioso que é simplesmente inexplicável. Só quem é verdadeiramente torcedor é capaz de entender tais palavras. Carregar a Cruz de Malta no peito não é para qualquer um, vestir uma camisa com faixa de campeão muito menos.

“Ser Vasco é ter idênticos motivos para cultuar o passado tanto quanto crer no futuro. Ser Vasco, é saborear com humildade o orgulho sadio da vitória merecida, do entusiasmo com motivo e da grandeza como destino.”

Parabéns ao Club de Regatas Vasco da Gama pelos seus 112 anos de Glória.



Lord Marshall

Nenhum comentário:

Postar um comentário